terça-feira, 19 de junho de 2012

Litha - Solisticio de Verão



Celebração essencialmente do fogo, assim como todos os rtiuais de Verão da Wicca, ocorre no hemisfério norte por volta de 21 de Junho
É um tempo de abundância, de prazer e de fertiliade.
É quando as noites são curtos e os dias longos, a natureza está no auge
da sua produtividade.
É o ponto de mudança das marés do poder do Ano Sagrado, quando finalmente acaba o Ano Crescente e começa o Ano Decrescente até o Solstício de Inverno.
Há também uma infinidade de lendas mágicas que nos falam de antigas tradições de rituais de banhos purificadores, e curas realizadas neste solísticio, inclusive fogueiras, dando continuidade ao equinócio anterior, onde se queimam a negatividade.
Agora o Deus Sol chegou ao seu máximo.
Ele é um adulto em toda sua plenitude e poder. Ele traz a promessa de fertilização do solo (nossos desejos), para que haja uma colheita farta e abundante.
Actualmente, muitas pessoas reúnem-se em locais sagrados por todo o mundo, nos Solstícios e Equinócios, para se conectar mais fortemente com a Terra e para ampliar o efeito da cura planetária e das suas vidas.
As ervas tinham um destaque bem peculiar nesta data, sendo que o Solstício de Verão aera um tempo carregado de energias femininas da Terra. Eram os dias principais para a colheita de ervas especiais pelas quais poderia-se combater as ervas daninhas, curar inúmeras doenças e proteger as pessoas contra feitiçarias e encantos.
O Solstício de Verão é um ritual de festa e alegria.
Trocam-se presentes mágicos, faz-se uma grande festa para agradecer a todas as energias pelo Verão, pelas frutas que estão crescendo, pelo Sol, que nessa época do ano brilha mais tempo no céu. A partir desse dia, há um declínio do sol. Os dias começam a ficar mais curtos e começamos a armazenar forças para o Outono

As cores para usar nesta celebração, são o amarelo, o dourado, os cor de laranja, e o rosa vivo.
No banquete de Litha saboreiam-se pratos condimentados com carne de porco, frutas como laranja, pêras, maçãs e as verduras não podem faltar par acompanhar os pratos fortes.
Bebe-se sidra, vinhos e chá de hibisco e gengibre, sendo que estes últimos acompanharão as tortas doces.
Realizam-se rituais para o Amor, a saúde e a prosperidade, assim como também de protecção.


2 comentários:

  1. Amiga querida que os Deuses te cubra, nesse dia tão especial e mágico e, que seja o início de muita fartura, alegria, prosperidade e claridade.
    Abençoada seja sempre, você, seu lar e todos em sua volta sempre.
    Beijinhos de romã.
    Lua.

    ResponderEliminar
  2. Feliz dia amiga querida!!!
    Beijinhos de mirra.
    Lua.

    ResponderEliminar