quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Imbolc




Este Sabbath originou-se na antiga Irlanda, nas comemorações da Deusa Brighid, Brigid ou Brigith, homenageada como a "Noiva do Sol". Apesar de estarem no auge do inverno, este festival era dedicado ao aumento da luz e ao despertar das sementes enterradas na terra congelada. Na Roda do Ano, Imbolc é o oposto de Lughnasadh e festeja a Deusa como Donzela.
Imbolc ocorre seis semanas após Yule, simbolizando a recuperação da Deusa após o parto da criança solar e sua transformação em Donzela jovem e cheia de vigor.

Brigidh ou Bride (pronuncia-se Bríd), era uma Deusa Tríplice, regente da Inspiração (arte, criatividade, poesia e profecia), da cura (ervas, medicina, cura espiritual e fertilidade) e da Metalurgia (ferreiros, ourives e artesãos). Por ser uma Deusa do Fogo, era homenageada com fogueiras, rodas solares, coroas de velas e rituais que despertavam ou ativavam o Fogo Criador. As lendas celtas descrevem-na como a Deusa em sua apresentação de Donzela tocando, com seu Bastão Mágico, a terra congelada pelo Cajado da Anciã, despertando-a para a vida e aumentando a luz do dia.
O Sabbath Imbolc, cujo nome significa "apressar-se", celebrava o aumento da luz e a derrota do inverno. Na véspera, todos os fogos e luzes eram apagados para serem reacesos, ritualisticamente, com as brasas das fogueiras dedicadas a Brigith.
Neste dia, com a comemoração do Disting, os povos nórdicos "enterravam" a negatividade e as agruras do inverno, acendendo fogueiras nas encruzilhadas e purificavam a terra, salpicando sal e cinzas sobre ela.
Na maioria das Tradições da Wicca, nesta data, são feitas as Iniciações dos novos adeptos e as Confirmações das Sacerdotisas. Por ser Brigith uma Deusa da cura, padroeira das Fontes Sagradas, ela era invocada nos rituais de purificação e cura, sendo reverenciada nas Fontes a ela consagradas. Até hoje, em certos lugares da Grã-Bretanha e Irlanda, as pessoas amarram fitas ou pedaços de roupas nas árvores próximas às antigas Fontes Sagradas, atualmente dedicadas a Maria ou às santas católicas, orando para obter a cura de seus males.
A atmosfera deste festival é marcada pelo despertar das sementes, dos novos planos e novos projetos, pela iniciação em um caminho espiritual ou em novas oportunidades, pela aceleração e renovação das energias, pela purificação e pelo renascimento material ou espiritual, pela busca de presságios e pela preparação para sua realização.
Imbolc é uma data propícia para despertar a criatividade e abrir-se para a inspiração por meio da poesia, canções, narrativas, desenho, cerâmica ou dança.




Ritual de Imbolic


Arrume o seu altar de acordo com a ocasião. Coloque a sua roda de velas no centro do altar. Ao lado, coloque a sua coroa de velas . Acenda um incenso de manjericão, violeta, mirra, limão, camomila, benjoim, sálvia, rosas ou calêndula. Coloque seu cálice com leite ou água sobre o pentáculo. Decore o altar com muitas flores brancas.
Lance o círculo mágico da maneira como está acostumada, cantando alguma música de putificação que tenha feito ou alguma outra que goste .

Enquanta canta, vá varrendo toda área do círculo. Quando achar que já foi o suficiente para purificar o local, faça a seguinte invocação:


Brigit, filha de DanuBrigit do fogo, da água e da inspiração

Toque sua harpa que é o instrumento de nossas vidas

Que eu ouça sua canção assim como todos os seres.


Acenda as velas da coroa e vista-a. Acenda as velas da roda e, a cada vela acesa, faça um pedido. Então diga:


Com as luzes eu abro caminho para que a Primavera chegue

O Sol cresce cada vez mais e a esperança está viva.
Contemple as flores sobre o altar e diga:
Eu ofereço estas flores à Donzela

Eu honro os espíritos da Natureza

O solo fica fértil e é terreno para novas sementes

Que nós sejamos todos abençoados.


Pegue seu cálice e eleve-o, dizendo:

Eu honro a Deusa Virgem e a luz crescente do Sol.
Beba o seu conteúdo, fazendo uma libação aos deuses. Entoe canções a Brigit ou leia algumas poesias inspiradas em voz alta. Canta, dance, festeje. Quando terminar, agradeça aos deuses e aos quadrantes, destraçando o círculo.



Simbolos de Imbolc



- Coma uma romã (simbolo da fertilidade) e guarde 9 sementes.
-Pegue as duas cascas e arrume-as como se fossem um pequeno ninho, com casquinhas de ovo, penugens de passarinhos, fios de cabelo e as 9 sementes.
Escreva o seu pedido (preferencialmente ligado ao Amor ou Maternidade) em papel verde.
Coloque o pedido entre as cascas da romã e prenda-as com uma fita.
Dê 9 nós e enterre próximo de uma árvore ou arbusto que esteja bem verde e saudável.
Aguarde a realização, se for de merecimento e não prejudicar nada nem ninguém...



Roda de Velas :


- Oito castiçais
- Oito velas: quatro vermelhas e quatro laranjas;
- Cola;
- Folhas de alumínio
- Lápis;
- Folhagens verdes
- Papelão.
Decida de que tamanho da sua roda de velas.Trace a circunferência no papelão, recorte e então marque as posições das velas com o lápis na borda da Roda.

Cole os castiçais no papelão.

Espere secar

Forre a Roda de papelão com o alumínio e enfeite com as folhagens.

Quando a decoração estiver completa, posicione as velas nos castiçais, intercalando as vermelhas com as laranjas.

Coloque a Roda sobre o seu Altar e acenda as velas durante a sua cerimônia de Sabbat, invocando a Deusa em seu aspecto de Donzela


Vassoura Mágica


Um cabo de vassoura;
- Ramos de salgueiro ,ou eucalipto

- Pincel
- Tintas brancas, preta e vermelha
- Fitas branca, preta e vermelha.

Faça uma longa trança intercalando as fitas brancas, preta e vermelha.Coloque os ramos de salgueiro numa das extremidades do cabo da Vassoura e amarre-os à extremidade usando a trança feita com as fitas.Pinte o cabo da Vassoura com as tintas branca, preta e vermelha (fazendo as fazes da lua... e símbolos que desejar, dependendo de sua tradição.)

Essas são as três cores sagradas da Deusa e representam a Virgem, a Mãe e a Anciã.

Então consagre a sua Vassoura no festival.


Para consagrar a Vassoura você necessitará de:
- Um incenso de qualquer aroma
-· Uma vela vermelha;
- Um copo de água com sal
-· Um pires com sal
Passe o fumodo incenso por toda a Vassoura dizendo:


Pelo ar eu te consagro.
Passe a chama da vela, enquanto diz:

Pelo fogo eu te consagro.

Respingue um pouco de água na Vassoura e diga:


Pela água eu te consagro.
Toque o cabo da Vassoura no pires de sal, dizendo:

Pela terra eu te consagro.


Durante a celebração do seu Sabbat, varra o Círculo Mágico mentalizando a dissolução de todas as coisas velhas, para que assim o novo possa entrar na sua vida.





1 comentário:

  1. Querida amiga que Imboc traga para você todas as grandes renovações, de que você precise.
    Que o fogo de Brigit ilumine sua casa, trazendo futuras e belas flores.
    Blessed be.
    Lua.

    ResponderEliminar